sábado, 3 de maio de 2014

O SOFRIMENTO DO MESSIAS - ISAÍAS 53




Hoje, quando nos reunimos para celebrar na ceia a morte e ressurreição de Jesus, concentramos nosso foco em Seu sofrimento, procurando discernir quais são as implicações dele para a nossa vida hoje.
 COMO FOI O SOFRIMENTO DE JESUS?

I – FOI UM SOFRIMENTO INTENSO (v. 2-3, 7-8)

“... Homem de dores e que sabe o que é padecer” (v. 3)
O sofrimento de Jesus foi: visualmente repugnante (v. 2) – Ele sofreu tanto que ficou sem aparência, sem formosura, sem beleza, num estado extremamente desagradável (ver 52:14); provocador da sua marginalização social (v. 3) – desprezo, rejeição total, ignorância, abandono, não houve para com Jesus nenhuma expressão de carinho e apreço. Por tudo isto o profeta, acertadamente, falou do Messias como o “homem de dores e que sabe o que é padecer” (v. 3).

II – FOI UM SOFRIMENTO SARADOR (v. 4-6, 8, 10 a,11, 12)

“.... Pelas suas pisaduras fomos sarados” (V. 5)

O sofrimento de Jesus foi espontaneamente terapêutico (v. 4 “Certamente, ele tomou sobre si ......”): longe de ser uma circunstancialidade do destino ou uma surpresa desagradável depois de três anos de completa dedicação aos discípulos e ao povo, ele fez parte de um sábio plano divino de promoção de uma cura integral, plano que Jesus tinha plena consciência (João 10:16-18).

O sofrimento de Jesus abriu caminho para a cura de enfermidades físicas (v. 4 “certamente ele tomou sobre as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si...” ) – Mateus 8:16-18 afirmou que Jesus curou enfermos da alma (endemoninhados) e “curou todos os que estavam doentes para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías – ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças”. Assim, a interpretação que inspiradamente Mateus faz de Is 53:4 inclui também a cura física. Da mesma forma como no passado (Hebreus13:8), Jesus continua a tomar nossas enfermidades físicas como se fossem suas para eliminá-las pelo seu poder ou para dar-nos poder para suportá-las.

O sofrimento de Jesus trouxe a cura de enfermidades espirituais, em especial, da maior delas - o pecado. “Nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido” (v. 4 b) – as feridas abertas no corpo e no coração de Jesus, apesar de terem sido produzidas pelos seus algozes, foram sabiamente permitidas por Deus como um cálice terrível que ele precisava beber (Mateus 26:39), por isso, ele foi “ferido de Deus” (v. 10a - “Ao Senhor agradou moê-lo, fazendo enfermar”; Atos 2:33 “ele foi entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus”).

Sua morte não foi um mero martírio de um grande líder religioso. Isaías diz que “ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades” (v. 5) – “traspassar” e “moer” são dois verbos fortes que apontam para a intensidade do sofrimento interior de Jesus, muito maior do que o sofrimento físico que já era por si só, como já vimos, muito intenso. “... O castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados” (v. 5) – como transgressores, iníquos e pecadores só nos restava o castigo da morte (“o salário do pecado era a morte” – Rom 6:23). Todas as tentativas humanas de eliminação deste castigo (religiosidade, moralidade, solidariedade, caridade, sacrifício....) mostraram-se ineficientes. Jesus, então, trouxe a solução definitiva: considerou nossas culpas como suas e recebeu no seu próprio corpo e coração o castigo que seria nosso, pagando nossa dívida com Deus e estabelecendo com Ele em nosso favor um relacionamento de paz. (Col 1:19-20 - “Aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas”; Efésios  2:13-14a -“Agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo, porque ele é a nossa paz”; II Co 5:21-“Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”)

Para que não ficasse qualquer dúvida de que o sofrimento de Jesus foi uma transação espiritual entre o Messias, Jesus, e o Pai, Isaías reafirmou: v. 6 – “todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada uma se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de todos nós”; v. 8 – “por causa da transgressão do meu povo foi ele ferido”; v. 11b ele “justificará a muitos porque as iniquidades deles levará sobre sí”; v. 12 “levou sobre sí o pecado de muitos”.

III – FOI UM SOFRIMENTO FRUTÍFERO (v. 09-12)

“Ele verá o fruto do seu penoso trabalho....” (v. 11)

O sofrimento de Jesus foi imerecido – Jesus foi crucificado entre dois malfeitores e um deles fez sobre Jesus um diagnóstico que alguns teólogos ao longo da história tiveram dificuldade de fazer – “nós, na verdade, com justiça, recebemos o castigo que os nossos atos merecem, mas este nenhum mal fez” (Lucas 23:41). Era exatamente esta a certeza de Isaías sobre o Messias: “nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca” (v. 9b); “o meu servo, o Justo...” (v. 11).

O sofrimento de Jesus trouxe as mais profundas transformações da história:

** fez uma revolução espiritual na Sua posteridade (v. 10 – “quando ele der a sua alma como oferta pelo pecado verá a sua posteridade”) – a história foi tão impactada pela morte de Jesus que passou a ser dividida em duas partes – a.C e d.C;

** foi sucedido por Sua extraordinária ressurreição (v. 10 “e prolongará os seus dias”) – o grande lamento da cruz foi plenamente respondido na ressurreição (Mateus 27:46 “meu Deus, meu Deus, porque me desamparastes? Cp. c/ Mt 28:26 “ele não está aqui, ressuscitou, como tinha dito”);

** proporcionou o avanço da vontade de Deus (v. 10b “e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos”) – Jesus revelou sabiamente a vontade de Deus e por Seu poder criou as condições para que ela fosse conhecida, obedecida e divulgada, espalhando-se de forma jamais vista por todas as nações da terra;
** trouxe-lhe satisfação pois proporcionou a maior bênção que um homem pode receber em vida – a justificação (v. 11 – “ele verá o fruto do penoso trabalho e ficará satisfeito; o meu servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre sí”; Rom 5:18 “assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida") - com base no sofrimento de Jesus o homem hoje tem total segurança de que pode em Cristo ficar definitivamente livre da condenação do pecado.

** mudou por completo o conceito humano de relação entre ofendido e ofensor (v. 12b “foi contado entre os transgressores, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu”) – Jesus, sem possuir qualquer imperfeição, soube lidar sabiamente com as imperfeições de todos os que o rodearam na cruz , assumindo suas imperfeições como se fossem suas, clamando ao Pai que perdoasse aqueles que o crucificavam (Lc 23:34) e garantindo um lugar no céu para o malfeitor arrependido que estava do seu lado (Lucas 23:43).
JESUS FEZ NA CRUZ A OBRA COMPLETA!!
O SEU SOFRIMENTO TROUXE VITÓRIA PARA TODOS QUE CREEM!!

Nenhum comentário: