quarta-feira, 13 de novembro de 2013

         BENIGNIDADE UM FRUTO DO ESPÍRITO!!
Vamos refletir sobre o fruto do Espírito Santo que se chama BENIGNIDADE.
Alguns de nós são naturalmente mais bondosos do que os outros, mas Deus quer que esta BENIGNIDADE seja desenvolvida e crescente em nossas vidas. É muito importante pedirmos que o Espírito Santo nos ensine especialmente a sermos benignos em situações onde não sentimos "vontade" de ser. Quando somos magoados, por exemplo. Pois o Senhor nos pede que ame nossos inimigos e promete em Isaias 1:7 que "nos dará dupla honra ou dupla recompensa pelos abusos e pela vergonha que vivemos um dia". Então clame nessa manha ao Espírito Santo: Que eu receba o amor de Deus por mim, que este amor possa fluir através de mim, e que eu seja cheio de benignidade em toda situação!
Não importa o quão seja difícil emocionalmente, decida fazer. Seja Benigno!!

 DEFINIÇÃO:
Uma boa ajuda para que você entenda o que é benignidade, é ver o seu antônimo. Outra ajuda é compreender a diferença entre benignidade e bondade. 
1) O oposto de benignidade é malignidade, aquele que não é benigno é maligno. O contrário de bondade é maldade, ou seja, aquele que não é bom, é mau!
Se você percebeu bem, a benignidade e a malignidade (bem ou mal) são interiores, estão ligadas ao sentimento, enquanto que a bondade e a maldade (bom ou mau) são qualidades exteriores, falam de ação.
2) Existe uma grande diferença entre benignidade e bondade, embora sejam termos bastante parecidos.
Benignidade é a disposição em ser bondoso com o próximo. Significa excelência de caráter, pensar bem a respeito das pessoas (daí o fato de estar ligada com o julgar).
Ser benigno significa também ser flexível. Deus não quer que sejamos demasiadamente exigentes (fardo pesado sobre os discípulos) e inflexíveis.
Bondade é a ação de ser bom, gentil e reto para com o próximo. 
Devo pensar benignamente e agir com bondade.

Nenhum comentário: