domingo, 23 de agosto de 2015


Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13:1-13

terça-feira, 4 de agosto de 2015

  
"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim, renovam-se cada manhã”.
 (Lamentações de Jeremias 3:22-23).
De fato, este é um versículo muito conhecido pelos leitores e estudantes da Bíblia Sagrada. É também um versículo extraordinário.
O texto hebraico tem duas palavras diferentes neste versículo: checed (o grande amor imutável) e racham (misericórdia). Assim o texto nos diz “Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã…
Que ensino maravilhosamente tremendo. O grande amor imutável de Deus em proteger a Israel, e hoje aos que invocam o Seu Nome, é descrito com um zelo de cuidado e proteção, descrito aqui, no seu relacionamento com quem tem uma aliança com Ele. As misericórdias de Deus, que expressam bênção, revelam o sentimento de compaixão para com Seu povo e que impede a ira de Deus (julgamento) de agir de imediato, mas dá tempo para que todo o pecador se arrependa de seus pecados e de suas maldades.
“Cada manhã”, nos mostra que o amor de Deus se manifesta na aurora de cada novo dia. Isso nos ensina que Deus trabalha visando a transformação do nosso caráter, do nosso coração e não desejando a nossa destruição. Que mensagem linda!
Do mesmo modo que cada novo dia traz o sol de novo, e os homens olham para os céus e sentem a esperança de um novo dia no ar (pois a vida continua), assim também o grande amor de Deus renova a sua misericórdia a cada nascer do sol. Cada novo dia põe fim à noite anterior e começa a vida outra vez, e é isso que sucede ao amor constante e imutável do Nosso Grande Deus, pois grande é a sua fidelidade.Deus é Fiel e cumpre a sua palavra!!